Abono Salarial: novo período de saques é liberado nesta quinta-feira

O calendário do PIS 2019 é um dos benefícios sociais mais aguardados do ano, devido a diversas mudanças no ano de 2019 e a crise econômica do país, muitas pessoas ficaram apreensivas em relação ao PIS 2019.

No primeiro semestre de 2019 serão pagos os últimos benefícios do abono salarial referente ao mês anterior, já as datas de pagamento para o benefício desse ano, serão divulgadas pelo calendário do PIS 2019, que de acordo com o Ministério do Trabalho, serão divulgadas a partir do mês de julho.

O pagamento e a divulgação do calendário do PIS 2019 são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

Quem Tem Direito ao PIS

Os requisitos para receber o benefício do PIS ainda são os mesmos, mas se você ainda está em dúvida, veja o que é preciso para ter direito ao PIS 2019. Estar cadastrado no PIS a mais de 5 anos: Já deve ter se passado 5 anos desde seu primeiro emprego formal, já que a inscrição do PIS é feita pela empresa que assina sua carteira de trabalho pela primeira vez.

  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias de carteira assinada no ano anterior;
  • Ter recebido até dois salários mínimos por mês durante o ano anterior.
  • Vale lembrar que o valor deve ser calculado pelo salário referente ao ano anterior;

Ter os dados informados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) referente ao ano anterior (2018). É dever da empresa enviar o RAIS para o Ministério do Trabalho.

Quem Não Tem Direito ao PIS

Não tem direito ao abono salarial PIS os seguintes perfis de trabalhadores:

  • Trabalhadores urbanos que estão vinculados à Pessoa Física;
  • Trabalhadores rurais que também estão vinculados à Pessoa Física;
  • Empregados domésticos;
  • Menores aprendizes;
  • Diretores sem vínculo empregatício, mesmo quando o empregador optar pelo recolhimento do FGTS;

Calendário PASEP – Banco do Brasil

O pagamento do PASEP começa a partir do dia 28/07/2019, pra quem não sabe, o PASEP é o benefício destinado a servidores públicos, o mesmo é pago através do Banco do Brasil, confira o calendário do PASEP oficial.

Calendário do PIS pra Quem Tem Conta na Caixa

O trabalhador que possuir conta corrente ou poupança na Caixa, terá o benefício creditado em conta a partir do dia 26/07/2019. Veja a tabela completa para quem tem conta na Caixa.

Valor do PIS

Anteriormente o valor do PIS era de R$ 788,00, mas devido a medida provisória 665/2014, alguns trabalhadores poderão receber valores menores do que o de costume, isso porque agora o pagamento do benefício é proporcional ao número de meses trabalhados no ano base. Entenda o que mudou no Valor do PIS 2019.

Como Sacar

Antes de realizar o saque do benefício, é muito importante ficar de na Tabela do PIS 2019 para saber a data correta de recebimento do seu benefício, além disso, também é recomendado consultar o saldo do PIS pela internet para ter a certeza que o seu benefício já está liberado para saque.

Para sacar o PIS 2019, o trabalhador que não possui o cartão cidadão, deve se dirigir a uma agência da Caixa portando um documento de identificação com foto, carteira de trabalho e o número do PIS. Os trabalhadores que possuem o cartão cidadão com a senha cadastrada, podem se dirigir a uma casa lotérica, autoatendimento da Caixa ou correspondentes Caixa Aqui e efetuar o saque utilizando o seu cartão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *