Além da CNH outro documento veicular também se tornará digital

Uma obrigação anual para todos os proprietários de veículos, o licenciamento permite o automóvel a trafegar nas ruas. Sem o licenciamento, a fiscalização de trânsito pode recolher o veículo e gerar pontos na carteira de motorista do condutor, além de multas. Para não correr esse risco, conheça as taxas e como consultar o licenciamento.

Tal qual o IPVA, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) ou simplesmente Licenciamento, é uma taxa obrigatória e deve ser paga todos os anos. Veja como realizar seu licenciamento. É importante ficar atento às datas para não pagar juros ou multa sobre o valor da taxa.

O licenciamento é o certificado de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas (bombeiros, licenciamento), possíveis multas de trânsito vencidas e seguro obrigatório (DPVAT).

Como fazer o Licenciamento?

Para fazer o licenciamento, o proprietário do veículo tem duas opções:

Presencial: Como o próprio nome já diz, o proprietário deve ir presencialmente a uma das unidades do Detran disponíveis no seu Estado e resgatar o seu Licenciamento.

Correios: Após realizar o pagamento em boleto bancário, o Licenciamento chegará em sua residência via Correios.

Você deve conferir junto ao Detran se essas duas formas de emissão do Licenciamento 2019 RJ estão disponíveis para seu Estado.

Taxas Licenciamento

Os valores variam de R$50 a R$200, dependendo do Estado. Essa taxa pode ser paga de duas formas:

  • Pagamento na primeira parcela do IPVA (cota única);
  • Pagamento com o emplacamento (para veículos isentos de IPVA).

Os bancos que arrecadam essa taxa são:

  1. Banco do Brasil
  2. Banco Cooperativo SICREDI
  3. Banco Cooperativo do Brasil (BANCOOB)
  4. Banco Rendimento

Os bancos podem mudar de acordo com cada Estado, mas em geral, esses atendem em maioria. No Detran-PE por exemplo, além do Banco do Brasil, os pagamentos podem ser feitos no Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas.

Lembrando que o proprietário do veículo só irá conseguir emitir seu Licenciamento se todas as taxas já cobradas já estiverem quitadas, como o IPVA, seguro DPVAT e se houver, multas de trânsito.

Tabela Licenciamento

Para ter acesso a tabela de taxas e valores correspondentes ao seu veículo, você precisa acessar a página do Detran do seu Estado. Através da placa do seu veículo consultada no site, você terá informações referentes as taxas.

Como sabemos, o pagamento é feito de acordo com o número final da placa de cada veículo. Fique atento as datas para não gerar juros ou multas.

Se o seu veículo é um caminhão, você deve ficar atento pois as datas são diferentes das disponíveis para carros, motos e afins.

Quando você efetuar o pagamento do Licenciamento e ainda não tiver recebido, o licenciamento 2019 é válido até você receber o CRLV do ano atual.

Em breve divulgaremos as taxas e datas de pagamento disponíveis para.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *