Como solicitar benefícios destinados ao trabalhador

Como dar Entrada no Seguro Desemprego – O seguro desemprego é um programa criado pelo Governo Federal que vem sendo muito importante para várias famílias. Esse programa tem como intuito oferecer uma ajuda financeira para quem foi despedido sem justa causa. O benefício que é muito importante, mas para o trabalhador receber é necessário que ele preencha alguns requisitos. Hoje iremos conferir quais são eles, entre outros detalhes.

Se você pretende dar início ao seguro desemprego é necessário saber o que você precisa preencher os requisitos e quais são os documentos necessários para dar entrada no seguro desemprego.

Seguro Desemprego 2019

Quem organiza o pagamento do seguro desemprego 2019 é a Caixa Econômica Federal, esse benefício é criado pelo governo e esse banco que faz a intermediação do benefício que o trabalhador vai receber. É importante ter conhecimento que o benefício não é longo e nem extenso, pelo contrário, ele é pago em prestações que tem no mínimo 3 meses de duração e no máximo cinco meses de duração.

Como dar Entrada

Resumindo o trabalhador que tem direito e preenche os requisitos para receber seguro desemprego poderá receber no mínimo três meses e no máximo 5. É importante mencionar também que o trabalhador deve ter o cartão cidadão para fazer o saque do benefício.

Muitas pessoas possuem dúvidas a respeito de como dar entrada no seguro desemprego, isso é muito comum e ocorre com as pessoas que estão fazendo isso pela primeira vez. Estamos aqui para orienta-los sobre como proceder, mas primeiramente é necessário que você entenda quem tem direito ao seguro desemprego com base nisso é que você verá posteriormente como dar entrada.

Quem tem direito

Veja quem tem direito ao benefício:

  • O trabalhador formal e também doméstico tem direito ao seguro, desde que a dispensa tenha sido feita sem justa causa;
  • O pescador profissional tem direito ao benefício somente durante o período do defeso;
  • O trabalhador resgatado na condição semelhante a escravo também tem direito a receber o benefício.

Se você se encaixa nos requisitos abaixo não deixe de dar entrada no seguro desemprego. Vejam quais são os documentos necessários, depois confira o calendário de pagamento, entre outras informações.

Documentos Necessários

Para dar entrada no seguro desemprego você vai precisar dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação;
  • CTPS Carteira de Trabalho e Previdência Social, independente do modelo;
  • Documento de Identificação de Inscrição no PIS/PASEP;
  • Requerimento de Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego;
  • TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho​), com o código 01 ou 03 ou 88, devidamente homologado para os contratos superiores a um ano de trabalho;
  • Se preferir pode levar também o Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (acompanha o TRCT) nas rescisões de contrato de trabalho com menos de um ano de serviço;
  • Documentos de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos;
  • CPF do titular.

Com esses documentos em mãos você deve se dirigir ao órgão de atendimento presencial, mas lembre-se que em alguns casos é possível fazer o agendamento do atendimento, isso facilita muito por que evita filas e atendimentos muito demorados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *